terça-feira, outubro 14, 2008

Blues

A música, não há dúvida, é uma linguagem universal. Uma das mais belas e completas, diria. Ora o blues é um dos exemplos mais notáveis dessa comunhão.
O blues tem vários segredos. Em termos harmónicos, qual o segredo do blues? Tento explicá-lo de forma imensamente resumida a seguir.
A harmonia do blues varia entre os I, IV e V graus da escala maior. Até aqui, nada de novo. O rock, por exemplo, utiliza este tipo de progressão até à náusea.
Pondo de lado a disposição rítmica dos acordes, a grande diferença do blues está na substituição dos acordes de I e IV graus da escala maior por acordes de dominante, embora mantendo igual função harmónica. Os acordes de dominante são acordes de extrema tensão harmónica, que imploram, literalmente, pela sua resolução em acordes mais estáveis.
O mais fantástico disto tudo é que é esta tensão constante que jamais se resolve, causada pelos tais acordes, que permite uma maior liberdade criativa e abre alas à improvisação. Que é como dizer, proporciona uma linguagem mais rica.

Sem comentários: