segunda-feira, janeiro 21, 2008

Cof cof cof

Ouvi a 1.ª parte do Prós e Compras sobre a Lei do Tabaco e confesso que me deu algumas gargalhadas.
O que salta à vista é que ninguém sabe como se aplica a lei. Ninguém. O n.º 2 da ASAE foi o ilustre exemplo dessa ignorância. Perguntado sobre como vão intervir, não soube responder. Primeiro, começou por atirar para o DGS - ele dá instruções - explicava de ombros encolhidos. A seguir, disse que o técnico que instala o equipamento é que emite um certificado. Quem não tiver o papel que se cuide, portanto.
O mais incrível e sintomático do caos a que se chegou, é só termos pobre do DGS a explicar aos portugueses como é que se aplica esta lei. E logo diante de um Sá Fernandes revoltado e incrédulo e uma Fátima Bonifácio quase enlouquecida.
Fundamentalismos à parte, aos poucos, vai-se desmoronando o que de melhor tem esta lei que é o seu espírito de protecção do fumador passivo e, como se sabe, pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.
Francisco George acabou de dizer que também havemos um dia de proibir as lareiras, em nome da qualidade do ar. Pergunto: não será possível proibir o director? Antes de mais, vou é fumar um cigarro. À lareira.

Sem comentários: