quarta-feira, dezembro 12, 2007

Manchetadas

O jornal Público titula hoje em manchete: «Novo processo penal dificulta investigação dos crimes do Porto».
A gente lê e pergunta, como é possível? É demasiado grave para poder ser verdade. Então quer dizer: se fosse antes, no velho processo penal, esses crimes teriam sido evitados? Ou os assassinos já estavam descobertos e capturados?! Não creio nada.
Depois de ler a notícia que vem dentro, não se percebe bem como é que o novo Código vem dificultar este tipo de investigação. A grande manchete, afinal, é uma não-notícia. Não é mais do que a opinião de líderes sindicais das principais corporações judiciárias, dos magistrados (juízes e MP) e das polícias (PJ e PSP), e de um jurista. O Público ouviu todos eles e concluiu que de entre estas 4 ou 5 pessoas, a maioria entende que as novas regras não ajudam a combater este tipo de criminalidade.
Na amostra desta, chamemos-lhe assim, sondagem de opinião, a voz dissonante foi a do jurista, Costa Andrade, crítico acérrimo deste novo código, diz-nos: "Não me parece, contudo, que as debilidades deste código resultem particularmente expostos face a crimes como os que têm acontecido no Porto, salvo se integrarem organizações internacionais, o que não parece ser o caso". O presidente da associação de juízes também não fala dos crimes do Porto em particular. São pormenores.
É com estas parangonas que o P espera recuperar os leitores que tem perdido?


(recauchutado)

Sem comentários: