segunda-feira, setembro 10, 2007

Na baixa lisboeta




Este fim-de-semana, para comemorar o aniversário de casamento, dia 8 de Setembro, escolhemos, os aniversariantes, a cidade de Lisboa. Os filhos ficaram com os avós, o que, nos permitiu uma liberdade a que já não estamos habituados e que estranhamos.
Embora com o fito de percorrer a baixa lisboeta, preferimos ficar instalados na Praça do Saldanha, num Ibis, muito em conta.
A baixa do Chiado, a Praça do Comércio, a Praça dos Restauradores, o Bairro Alto, o Castelo de S. Jorge, foram alguns dos locais mais apreciados.
A baixa lisboeta oferece-nos praças amplas, com edifícios sumptuosos, carregados de História e de histórias para contar. É um prazer passear nestes locais ou simplesmente contemplar o seu movimento perpétuo.
Confesso que há muito tempo que não me sentia tão encantado em terras de Portugal e não julgava que a capital me faria sentir assim.
Devo destacar a subida ao Castelo de S. Jorge, com toda a sua envolvente e a fabulosa vista panorâmica que do cimo se avista. Nessa adorável vista é nítido um curioso contraste entre a geometria rigorosa das principais praças e monumentos e a anarquia de habitações amontoadas, encavalitadas umas nas outras, pela colina acima até ao topo do castelo. Ao fundo, o Rio Tejo, tão belo e imenso, abraça toda a cidade.
Nas ruas, encontra-se o Fado, uma música tipicamente portuguesa, concerteza, e que tem um significado muito vivo na capital. Por casas típicas do estilo ou mesmo em tascas de ocasião ecoam vozes sonoras e sentidas interpretando melancólicas melodias e dizendo a poesia que a vida nos traz. Tudo rendilhado pelo som único que sai das cordas da guitarra portuguesa. Fado é alma, Fado é emoção, Fado é saudade, Fado é Fado.
Foi um passeio demasiado curto para tudo aquilo que se pode sentir na baixa lisboeta. E ainda falta o resto. Mas serviu com uma espécie de refresco visual, de que as fotos acima são apenas uma pequena amostra. E não só, olfactivo, sonoro, enfim, uma multiplicidade de coisas. Ficou, portanto, bem aceso o desejo de lá voltar com mais tempo para descobrir a baixa lisboeta.

6 comentários:

beautiful disse...

Parabéns aos dois!Espero que nao te tenhas esquecido de ser romantico :) ...

Rui Guerra disse...

parabéns aos noivos!!!

rb disse...

Obrigado aos dois.

Beautiful: Não sou bom avaliador em causa própria. :)

Sandra Leite disse...

Obaaa!!!

Parabéns ao casal!!!! Mil primaveras mais!
Quanto a Lisboa...ai ai ai....aguarde 2008 :D

abs da Terra Brasilis

rb disse...

Obrigado, Sandra. Mas beleza, pura, é aí mesmo.
;)

Sandra Leite disse...

Acho de fato o Brasil lindo, mas lindos são todos não? Na diversidade e pluralidade vejo tanto mais !!!
E Portugal deve ser fantástico!!!

abs, daqui

do país tropical