sábado, dezembro 02, 2006

Presépio (des)humano

Este ano, na praça de São João da Madeira, temos duas novidades: pista de gelo (ah pois é!) e um presépio humano.
De manhã, lá fui ver o presépio com os miúdos e fiquei chocado. Numa enorme barraca estão o José, a Maria, os três Rei Magos e dois pastorinhos. Especados e sem jeito. O quadro contém ainda os inevitáveis burrinho e vaquinha (uma grande vaca, aliás) e duas ovelhas. Até aqui ainda se aceita.
O absurdo é um bebé de colo a fazer de menino Jesus, ali metido nuns trapos, dentro duma suposta manjedoura, para ser "adorado" por curiosos, vindos de todo lado, certamente. Uma grande atracção. - Olha, é o menino! - Diziam admirados.
Mais tarde, já não estava "o menino", nem o José nem a Maria. Os pastorinhos informavam que vinha já e que só tinha ido mudar a fralda. Moderno, pensei eu. Um deles explicou-me que vão estar ali durante toda a manhã e tarde e que interrompem apenas para almoço, isto durante todos os f-d-s e feriados até ao dia 23.
Pouco tempo depois lá chegou"o menino" ao colo da "virgem". Estava chorão e rabugento, pois não queria voltar para aquela manjedoura. O miúdo era engraçado. O público aguardava impaciente para vê-lo nas "palhinhas". Só faltava "despidinho". Aquele cenário provocou-me um arrepio, abanei a cabeça e vim-me embora.

4 comentários:

Luís Aguiar-Conraria disse...

bolas

Anónimo disse...

Antigamente, o menino nascia a 25 de Dezembro, e portanto, só a partir dessa data se (deveria)poderia ver o menino "nas palhas deitado".

Hoje, fruto das novas tecnologias, já podemos assistir ao menino nas palhas deitado, logo desde o inicio do mês de Dezembro. Se bem que o menino já faz este ano 2007 anos... e tão pequenino que é!

Rui Guerra disse...

o que fazem por lá os pastorinhos?

rb disse...

Tomam conta das ovelhas ...