terça-feira, novembro 21, 2006

Respirar pela barriga

Retorno à boa respiração, que é como quem diz à boa vida. Respirar é viver, lembram-se. Estou certo de que já estão fartos de praticar o exercício de olhar a respiração, então sugerido, e por isso venho propor um novo.

A respiração deve ser feita com a barriga e não com o peito - respiração abdominal e não torácica. É assim que fazemos ao nascer. Se repararem como respira um bebé ou uma criança vêem-no perfeitamente.

Com a idade adulta a respiração abdominal tem tendência a enfraquecer ou mesmo perder-se. Em troca passamos a respirar mais com o tórax. Dizem que tem relação com a ansiedade, tensão e stress, que muitos vivemos. Acredito que sim.

Se estamos tranquilos a respiração é abdominal. Ela é um reflexo da nossa mente e emoção. Quando estamos tensos é curta, ofegante, superficial e é feita essencialmente pelo tórax.
Os benefícios da respiração abdominal são milagrosos mas só se conseguem atingir com pratica. Os praticantes de yoga, de canto, de lutas marciais, de desporto em geral e as grávidas em trabalho de parto, sabem bem as vantagens desta técnica.
Refira-se que, ao contrário da abdominal, a respiração torácica não oxigena suficientemente as células.

Bem, pratiquemos mas é. Primeiro esvaziamos todo o ar dos pulmões, contraindo o abdómen, no final, como se quiséssemos colar a barriga às costas. Este processo obriga o diafragma a descer ao máximo (baixar o diafragma em 1 cm equivale a aumentar em 250 a 300 cm3 a capacidade pulmonar).
Depois, deixamos o ar entrar de forma contínua, lenta e suave. O peito mantém-se sempre inerte.
A inspiração deve abranger não só a barriga, como as costas e a parte lateral das costelas, zona lombar e inter-costal. Todos esses músculos se dilatam para aumentar a capacidade da base pulmonar na inspiração e na expiração relaxam.

Isto pode ser feito em qualquer posição, desde que a postura da coluna seja recta.
É ainda muito importante que a respiração seja efectuada sempre pelo nariz, sobretudo quando se inspira. Desta forma o ar é previamente filtrado e aquecido tornando-o mais agradável e saudável. Além de que, é como diz o brasileiro, "se fechar a boca não entra mosquito".
Este processo deve ser repetido durante algum tempo e o ritmo deve ser suave e constante, por exemplo, 4 tempos para inspirar e os mesmos 4 para expirar, com uma ligeira suspensão de 1 tempo no final de cada um destes movimentos.
Se conseguir fazer este exercício durante 10m diariamente vai ver que num mês a sua respiração vai melhorar.
Experimentar?

3 comentários:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anónimo disse...

I thіnκ this is one of the most sіgnificant іnfo
fοr me. And i аm happy readіng your artіcle.
Ηοωever want to οbservation on few general issueѕ, The
web ѕite style is great, the artіcles is truly excellent :
D. Just right task, chеers

my website; visit the up coming webpage

Anónimo disse...

whοah thіs blog iѕ exсellent i like rеading youг
aгticles. Stаy up thе good work!
Yοu know, a lot of individuаlѕ are hunting аround for this infоrmation, you could aiԁ them greatly.


Αlso vіsit my blog pоѕt: v2 cigs reviews