domingo, abril 13, 2008

Era uma vez um aquário (II)

(ei-lo)

Os Bettas são peixes de uma beleza esplendorosa. Anteontem, não resisti e trouxe um casal deles e outro de Curidoras para estrear o novo aquário.
Os Bettas são peixes muito agressivos e territorialistas entre eles próprios. Mas pacíficos quando juntos com outras espécies que não lhe façam frente. O Betta é conhecido como o peixe combatente. Entre os machos a briga é mesmo séria. Normalmente, lutam até à morte. Provêm do sudeste asiático (Indochina), onde se fazem lutas e apostas com estes animais. São, também, muito resistentes. Estão habituados a nadar em águas estagnadas e pouco oxigenadas como os arrozais. Possuem um orgão auxiliar, labirinto, que lhes permite respirar o oxigénio fora de água. Uma característica dos intitulados anabatídeos.
Enfim, não sei onde é que eu estava com a cabeça quando resolvi trazer um casal deste género, mas foi o que foi.
O que acontece: o macho não dá sossego à fêmea. Sempre que a vê à frente, arregala as guelras e faz-lhe cada perseguição e ataque que até assusta! O que vale são os esconderijos, nas plantas.
Pior: ontem, Domingo, matiné, os dois entenderam-se não sei como e andaram os dois enroscados umas duas horas. Literalmente. Espectáculo fascinante!
A fêmea ia ao encontro do macho e entregava-se a ele estática. Ele envolvia-a numa espécie de abraço e os dois rodopiavam com a graciosidade de uma dança. Desta forma, ele aperta-a fazendo-a desovar. Depois, super diligente, ele vai apanhar com a boca os ovinhos que ela deixa cair e levá-los a um ninho feito de bolhinhas de ar, que se formara numa das paredes do aquário. É lá que depois de fecundados deposita os minúsculos ovos .
Depois da festa, o macho fica a guardar o ninho com muito afinco. Não há baldas. A não ser para perseguir a fêmea, que logo a seguir ao enrosque, voltou a ser o seu deporto predilecto.

Sem comentários: