quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Mais uma petição irrecusável (duas)

Contra o fim do Ensino Artístico Especializado.
Diz o Carlos Araújo Alves, Ideias Soltas:

«Atendendo às pretensões do Ministério da Educação de destruir a mais profícua prática de Educação Artística em Portugal, a que é proporcionada por cerca de 100 escolas, públicas e privadas, de ensino artístico especializado, tentei elaborar um texto para uma petição, dirigida ao Sr. Presidente da República e ao Sr. Primeiro-Ministro, onde todos os interessados se possam rever (pais, alunos, professores e cidadãos) - a intransigente defesa da Educação Artística, pública e privada.»


Diz também Eduardo Carrapatoso (recebi por email):

«Falando no caso particular da Escola de Música do Conservatório Nacional onde ensino Análise e Técnicas de Composição:

O Conservatório Nacional foi fundado no séc. XIX, no tempo de Passos Manuel e Almeida Garrett, ambos humanistas impecáveis.

Sobreviveu a muitas crises.

O Governo actual de José Sócrates visa implementar medidas com efeitos imediatos (já no próximo ano lectivo) que determinam claramente o seu naufrágio, na medida em que uma grande escola com cerca 900 alunos e uma espectacular pulsão vital (alunos no regime de iniciações, integrado e supletivo) fica imediata e irremediavelmente reduzida a uma escola insignificante com cerca de 50 alunos (apenas aqueles que estão no regime integrado).

Acordai!»


PETIÇÃO: Contra o fim do ensino especializado da música em Portugal

Esta última já leva mais de 7.000 assinaturas! E haverá mais petições no mesmo sentido a circular. Ler também as palavras autorizadas de Magna Ferreira, Para lá das Paredes e Henrique Silveira,Crítico.

Acho profundamente errado não haver uma aposta forte no ensino da arte - a melhor expressão do ser humano é a arte. Não sendo músico profissional e sendo um pouco avesso a petições não consigo deixar de estar solidário com este apelo. Assinei as duas petições!

Sem comentários: