terça-feira, janeiro 15, 2008

"AGORA A SÉRIO

[...]

Uma vez que o tema do “fascismo higiénico” não foi recebido com a devida reverência, note-se então como foi discretamente abandonado, embora não pareça.

Pulido Valente respondeu a Pedro Magalhães com a má-vontade habitual, mas sem verdadeiramente defender o que dissera antes ou contrariar o que lhe haviam dito. Até ao último parágrafo: depois de ter sugerido que o seu oponente é adepto da “ordem e muito respeitinho” remata avisando que “ou muito me engano ou já ouvi isto”. Isto o quê? Ouviu onde? Não nos é dito, só insinuado.

A resposta de Pacheco Pereira é ainda mais bizarra. Começa por denunciar que está em curso um “ataque à independência da opinião” (viram?) cujos alvos são “[ele] próprio, Vasco Pulido Valente e António Barreto”. E depois segue-se uma longa lista de pessoas que Pacheco Pereira acha que não gostam de Pacheco Pereira. Lista de pessoas, não. Como opinador independente e corajoso que é, Pacheco não consegue citar um nome, responder a uma opinião, refutar um argumento. O seu confronto faz-se fantasmagoricamente, contra categorias vagas de gente — os “modernizadores”, os “pensadores-engraçadistas”, os “inocentes úteis” — em estilo críptico de treinador de futebol.

E é assim que numa semana a conversa deixou de ser sobre o “fascismo higiénico”: passou a ser sobre eles. Deixou de ser sobre as posições que defendem: passou a ser sobre as posições que detêm. Para dizer a verdade, nem reconhecem poder existir qualquer debate, a não ser sobre a pura ilegitimidade de alguém lhes interpelar as opiniões. E é uma pena, porque estes novos temas têm pouquíssimo interesse."

(texto de Rui Tavares - Púbico 14-01-2008)

Sem comentários: