sexta-feira, outubro 19, 2007

Histórico: Tratado de Lisboa

A diplomacia e Primeiro-Ministro portugueses estão de parabéns, porque em muito pouco tempo conseguiram obter aquele que era um dos principais objectivos da presidência europeia portuguesa, o acordo entre os 27 países da UE com vista a um novo tratado reformador, que será conhecido como Tratado de Lisboa.
Depois do cepticismo que se instalou por causa do falhanço da Constituição Europeia, eis que o projecto europeu de integração, não só económica como também política, ganha novo alento. O velho continente volta a falar a uma só voz.

3 comentários:

Anónimo disse...

"O velho continente volta a falar a uma só voz"

Depois da morte da constituição europeia disfarçaram a "coisa" de tratado. Temos a "flexisegurança" à constituição, perdão tratado, aplicada em todo o seu esplendor.

Segundo sondagem encomendada pelo Financial Times(http://www.ft.com/cms/s/0/1445317e-7cd3-11dc-aee2-0000779fd2ac.html?nclick_check=1), 76% dos inquiridos alemães, 75% dos britânicos, 72% dos italianos, 65% dos espanhóis e 63% dos franceses querem ver o novo Tratado Constitucional Europeu referendado. Cambada de néscios e asinios que não compreendem as luminárias que tudo decidem em Lisboa por eles.

rb disse...

Anónimo,

Essa questão do referendo ainda não foi abordada, por agora, o que era preciso era vencer as resistências que havia e conseguir o acordo dos 27, o que está feito. Além disso, sendo um tratado histórico e sendo celebrado em Portugal isso vai dar-nos visibilidade. Definitivamente Portugal está na moda.
Este sucesso tem de ser creditado a este governo e a Sócrates por muito que isso lhe custe.

PS: já agora diga-me o que tem contra o tratado se é que tem?

Anónimo disse...

E já agora pergunto-te a ti: o que tens tu a favor do tratado?