quinta-feira, julho 05, 2007

Balanço

Falta pouco, muito pouco, para o Escaninho ir de férias (ufa!), depois de 9 meses ou mais de ligação intensa. Demasiado intensa, diria.

O Rui, do Adufe 4.0, que comemorou 4 anos, diz que, na blogosfera, 1 ano devia equivaler mais ou menos a 7. Concordo cada vez mais com ele à medida que o tempo (es)corre. Portanto, significa que o Escaninho está aqui há 5 anos! É muito tempo ...

Desde o primeiro instante, interrogo-me se valerá a pena andar para aqui armado em blogger e confesso que não consigo encontrar reposta adequada(por favor, não me interpretem como vítima). Acho que vou tendendo para a resposta afirmativa senão já cá não estaria.

Além de valer a pena é preciso saber porque razão ou razões vale a pena ter um blog Qual deve ser a sua finalidade e até onde posso e devo ir com ele? A resposta adequada também não me é fácil.

Este blog, fez-me reaproximar de alguns bons e velhos amigos, que já tinham ou entretanto abriram blogs. Está bem que essa aproximação foi quase só virtual, no entanto, é inegável que foi dessa forma que os pude acompanhar e até conhecer melhor. Sobre esse aspecto, fico muito satisfeito.

Tem sido igualmente um contínuo exercício de escrita. Pelo menos assim procuro que seja. A minha paixão pela língua portuguesa aumentou. A consciência da sua extrema dificuldade, idem.

No meio disto tudo, o que me preocupa mais, é se esta nova comunicação virtual não é feita à custa ou com demasiado sacrifício da comunicação física. O teclado e o ecrã vão substituindo a voz, o olhar, o toque. Isto não me parece nada são.

7 comentários:

Anónimo disse...

"...não me parece nada são".

E não é mesmo!!! Por este andar, deixas de ser o rb, e passas a ser conhecido pelo escaninho... Isto também é verdade. Quando penso em alguém conhecido, e que porventura co-habito com esse alguém aqui na blogosfera, vem mais depressa à memória o "nickname" ou "nome do blog", do que o nome próprio.

É incrível, não é!!!

rb disse...

Pois é, Vigoras, é isso mesmo. Afinal quem somos verdadeiramente?
E por falar nisso, como é mesmo o teu nome real ...? :)

Anónimo disse...

Eh eh eh... por mais que puxe pela memória, nem eu já me lembro do meu próprio nome.

Imaginem as repercussões da blogosfera. Faz-nos perder a nossa própria identidade.

Rui Guerra disse...

férias, ai férias!
só daqui a um mês!
como é isso de queres tocar nos outros!?

rb disse...

Eu vou daqui a uma semana!!!!!!
Então o que é tocar? Isso mesmo.
Como sabes, uma das formas de estreitar uma comunicação é justamente através do contacto físico com o interlocutor (atenção: com respeito!). Contribui para facilitar a transmissão efectiva da mensagem que, afinal, é o seu objectivo.
Uma festinha na cabeça ou mesmo um ... resulta sempre.

Anónimo disse...

Em certas ocasiões mais vale um pontapé (vulgo: xuto) no... do que te passem a mão pelo pelo (vulgo: festinha na cabeça).

Já agora aproveito para te desejar umas boas férias... e esperar que quando eu regressar de férias, já tu estejas cansado de trabalhar.

rb disse...

Obrigado Vigoras, trabalhar em Agosto cansa pouco.
Pois, é como dizes, o contacto físico pode dar para muitas finalidades: boas ou más.