quarta-feira, junho 27, 2007
Desta vez estamos de acordo
«Agora que os blogues começam a sentar-se no banco dos réus, o que é normal em si mesmo porque a lei não pode ficar à porta da Rede se nela se cometerem crimes, independentemente do juízo que se possa ter sobre os casos da actualidade, há uma coisa que me parece indefensável: que o autor ou autores de um blogue não sejam responsáveis pelos comentários que publicam, anónimos ou não, caso as suas caixas de comentários sejam totalmente abertas. Por isso, os blogues que acham que lá por porem uma salva de prata, ou um prato de barro, em cima de um monte de lixo, podem ser vistos apenas pela prata ou pelo barro, enganam-se. O lixo dos comentários, tantas vezes puramente calunioso, está lá, à vista de todos e não serve nenhuma liberdade, nem nenhuma opinião "anti-sistema", muito menos o "povo" ou a democracia. Bem pelo contrário, serve quase sempre o pior dos sistemas, a mesquinhice da aldeia, a claustrofobia do boato e da insinuação, o crime da calúnia. Depois não se queixem.» (José Pacheco Pereira, Abrupto, 26.06.2007)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
um blog tem interesse se for algo de directo, espontâneo, de imediata "postura" e apreensão" tal como tinham o seu romantismo as antigas radios piratas.
quanto à responsabilidade dos autores é questão delicada a qual não me posso pronunciar sob pena de não ser publicado - ...será isto liberdade de expressão??
poderá uma cadeia de televisão ser responsabilizada (inclusivé criminalmente) por em directo (sinal aberto) alguém de imediato e repentinamente injuriar alguém ?
lapis azul?
Penso sem qualquer duvida que será esta a estratégia do governo para os próximos tempos, que pelas medidas que se adivinham serem longos
Voltando ao tema julgo que é questão pertinente e delicada, que exige alguma ponderação
mas desde já posso adiantar que perdi de vez toda a vontade de algum dia ter um blog
Caro Rocha,
Como bem diz o Pacheco Pereira, a "lei não pode ficar à porta da Rede".
Ninguém está a falar em lápis azuis (vejo que te estás a deixar levar na onda de fantasmas que para aí anda - não me digas que já assinaste a petição).
É óbvio que quem tem um blog de comentário livre (assim como o exemplo da TV que deste) não pode evitar a publicação de insultos a terceiros no imediato, mas, pode apagá-los depois. Se nada faz, está a ser conivente com o autor do insulto e está a dar voz à difamação através do seu blog.
Claro que cada caso é um caso mas os bloggers, que eu saiba não estão isentos de responsabilidade civil e criminal.
É a mesma coisa que nesse caso da TV que deste ou mesmo num jornal os responsáveis não fazerem nada para evitar que se publique atentados contra a honra de terceiros, quando isso lhes é possível. Capitcio?
"mas desde já posso adiantar que perdi de vez toda a vontade de algum dia ter um blog"
Não percebo porquê.
Enviar um comentário