sexta-feira, junho 01, 2007

Bom Sucesso



A foto representa uma réplica do famoso caíque Bom Sucesso.
O caíque era um pequena embarcação, mais ou menos com 18m de comprimento, 5,5m de largura e 30t de peso. Armava 2 velas em 2 mastros e, sem vento, movia-se com a ajuda de 3 pares de remos. Com uma tripulação que podia chegar até 35 homens, servia para pesca, transporte e comércio.

Hoje, o caíque Bom Sucesso, serve para turistas navegarem ao largo da esplêndida Ria Formosa e suas (f)ilhas Armona e Culatra.
Habitualmente, está atracado junto ao não menos esplendoroso mercado de Olhão, de seu tijolo vermelho e topos mouriscos. Era Sábado, o dia em que o mercado é armado cá fora, bem juntinho à marginal.
Atravesso todo aquele misterioso misto de cheiros, que se entre cruzava das bancas, e neles imbuído embarco.

Já o mercado era um ponto pequeno quando comentei com o comandante o teimoso mau tempo que ameaçava estragar o nosso belo passeio.
- Então vocês não foram ver à internet?! Respondeu-me ele com ar quase agastado.
Facto é que tivemos de abreviar o caminho e acabámos a viagem todos abrigados no porão, onde o espaço era parco e fechado e o máximo que se cabia era sentado.

Back to the past: os olhanenses protagonizaram a primeira sublevação bem sucedida contra as tropas de Napoleão, no início do sec. XIX.
Mas o mais notável foi quando, a 6 de Julho de 1808, 17 desses bravos olhanenses partiram rumo ao Brasil(!) para comunicar a boa nova ao rei D. João VI, que para lá se havia escapado.

Estes homens meteram-se ao mar a bordo do "pequeno" caíque Bom Sucesso, orientados pelas estrelas, as correntes marítimas e um mapa rudimentar! Lutaram contra o mar, aguentaram as más condições da embarcação, a fome e a sede, fugiram da armada francesa, dos piratas e tudo mais. Chegaram ao destino passado 2 meses e meio!
Reconhecido por feitos tão tamanhos, rei D. João VI elevou Olhão a vila, com o epíteto de Vila da Restauração, pelo qual, ainda hoje é conhecida ou somente Olhão da Restauração.

Voltando ao meu passeio, lembrei-me do desconforto do porão e que podia ter enjoado naqueles 20 minutos ali fechado, nas águas serenas da Ria Formosa ... Bolas!!

fontes: wikipedia e APOS

3 comentários:

ofthewood disse...

Bons textos da visita ao que mais maravilhoso nos dá o Algarve.
Algarve,Portugal e não ALLGARVE/Portugal que emergiu da cretina cabeça dos governantes que nso impõem.
Parabéns pelo relato e fotos.

ofthewood disse...

Ah, já me esquecia... do Fausto Bordalo Dias.
Boa nota RB

rb disse...

Obrigado, Ofthewood.