quinta-feira, março 08, 2007

8 de Março de 1857


Há 150 anos atrás, um grupo de mulheres, numa fábrica têxtil de Nova York, protestaram contra a falta de condições de trabalho e a discriminação a que eram sujeitas. Em resposta, os patrões fecharam-nas lá dentro e atearam fogo à fábrica. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas. O episódio deu origem ao dia internacional da mulher, hoje comemorado.

Adenda:
O Gaspas chama-me a atenção, através da Wikipédia, para um eventual equívoco em relação aos facto ocorrido em 8 de Março de 1857, que relatei neste post.
Numa rápida consulta ao assunto verifico que essa data não é invocada pela ONU, na história do dia internacional da mulher.
Daniel Silva, neste Textos e Factos sobre o Dia Internacional da Mulher, escreve o seguinte sobre este assunto: "Em 8 de março de 1857 em Nova York as mulheres protestavam contra as más condições de trabalho e salários menores do que os dos homens. Situação que ainda permanece. O incêndio da fábrica da Triangle Shirtwaist, também em Nova York, não aconteceu em 8 de março como se supõe e nem ocorreu devido aos protestos femininos. O boato sugere que durante o protesto as mulheres teriam sido trancadas e queimadas vivas totalizando 129 trabalhadoras queimadas vivas. No verdadeiro incêndio, o pior da cidade de Nova York, morreram 146 trabalhadoras. O incêndio de Triangle Shirtwaist ocorreu em 25 de Março de 1911. "
Em conclusão parece que de facto o incêndio em 8 de Março de 1857 é um boato. Terá havido, no entanto, um histórico protesto das mulheres nessa data para que muitos países do mundo e a ONU reconheça o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
Fica assim o esclarecimento e a correcção devida.

imagem

1 comentário:

Gaspas disse...

Equívoco?!?

«A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Yorque.»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher