quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Ao que isto chegou!

No DN, um artigo de opinião, da jornalista Fernanda Câncio - conhecida, além do mais, do Gloria Fácil, como a f. -, O Juiz Macho e o Apalpão Latino está envolvido em imensa polémica. Senão vejam.
Por causa do dito, o Juiz Conselheiro António Santos Bernardino, na qualidade de vice-presidente do CSM, solicitou a publicação desta resposta.
Acontece que, e agora sim vão ser elas, o director do DN, António José Teixeira, recusou o exercício do direito de resposta, alegadamente, pelo não cumprimento legal: art. 25.º, n.º 4, da Lei da Imprensa que impõe que a resposta não pode « ... execeder a extensão do escrito que a provocou ( ...) nem conter expressões desproporcionadamente desprimorosas ...» .A carta do director do DN ao juiz conselheiro, a recusar a publicação da resposta, pode ser vista aqui.
Na blogosfera alguns distintos magistrados reagiram, por exemplo, aqui: DN não publica direito de resposta do CSM, no Inverbis.

Ora, o que mais me confrange no meio de toda esta embrulhada, onde ninguém me parece ter ficado bem na fotografia, é a guerra surda que se tem instalado entre os poderes mais elevados deste país: o executivo, o judicial e o mediático. Isso, sim, é deveras preocupante!

4 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia, a coisa funciona assim: um jornalista nem precisa de ser grande espingarda (regra geral, não são, veja-se as inúmeras calinadas de f. no Glória Fácil, erros básicos de português!!!), mas cria um blog e começa a postar sobre tudo, sobretudo a realidade nacional para dar nas vistas. Aos poucos, começa-se a comentar também outros blogues para haver referências cruzadas (veja-se a tentativa frustrada e patética de Luís Naves, do Corta Fitas, que por duas vezes tentou meter-se com Paulo Gorjão, importante analista do Bloguítica, e levou para trás). Ir ao Snob perorar sobre a vidinha também ajuda e assim se criam os "grandes" jornalistas (que, quando sentem o território ameaçado, pedem aos colegas de outros blogs para virem em sua defesa, veja-se o Arrastão, de Daniel Oliveira, em relação às mudanças no DN). E quando as caixas de comentários desses grandes intelectuais estão vazias, há sempre um amiguinho que lá descarrega alguma coisa, um "genial", um "bravo" (hoje sou eu por ti, amanhã és tu por mim). É assim: basta juntar água. E, quando damos por isso, já aparecem com fotos nos jornais, nas televisões, nos programinhos de rádio a ganhar visibilidade e uns trocos... Mas, como lhes falta em substância o que lhes sobra em ambição e pesporrência, o pessoal topa-os a milhas...

rb disse...

" ... veja-se as inúmeras calinadas de f. no Glória Fácil, erros básicos de português!!! ..."

Anónimo,

Que tipo de erros? Ortográficos? Ou não me diga também embica com a ausência de maiúsculas. Isso não é um erro mas um estilo pessoal que, goste-se ou não, é perfeitamente aceitável num blog.

O que me parece é que são outras circunstâncias que fazem desta jornalista um alvo de estimação ...

Anónimo disse...

Great blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.

Please let me know where you got your design. Many thanks

Here is my website ... scams make money online scams

Anónimo disse...

Hi, all is going well here and ofcourse every one is sharing facts, that's in fact good, keep up writing.

Also visit my weblog www.wiki.joostina.ru