sexta-feira, outubro 13, 2006

O plágio na rede



Ainda sem tempo para me debruçar a fundo sobre a questão, queria deixar desde já aqui uma nota sobre um assunto que me preocupa e devia preocupar todos os "blogueiros" em geral. Trata-se de saber em que termos podemos utilizar textos, fotos, videos e conteúdos em geral publicados net.
Vem isto a propósito deste postal aqui no peopleware - um blog muito útil para quem não dispensa estar a par das novidades informáticas em geral - que parece ser frequentemente vítima de plagiadores indecorosos.
De facto, é repugnante o plágio sem citação da origem. Alguns ipcis verbis outros com ligeiras alterações de forma a disfarçar o adultério, há quem se sirva do trabalho dos outros para seu próprio êxito. Em brasileiro, uns folgados.
Mas o habitual na blogo é dar-se nota da respectiva fonte ou simplesmente linkar.
Ora, será necessária a prévia autorização do autor para a citação? À partida, parece-me que não. Desde qie não estejam em causa interesses comerciais, não me parece que tenha de pedir licença ao autor, muitas vezes difícil de chegar, de cada vez que quero citar algo que ele próprio tornou público através da net.
Mas será sempre assim ou há limites? E quais são esses limites? That's the point.
Este é um assunto que levanta várias questões jurídicas interessantes e a que espero voltar com mais propriedade, por enquanto fico-me apenas pela lembrança.

7 comentários:

Rui Guerra disse...

Coincidências na data de arranque do blog, sim senhor.
Relativamente ao assunto "plágio", o que me entusiasma na blogosfera é mesmo o "link". Por vezes, sigo acessas discussões, em que vou de blog em blog até que... me perco sobre a autoria e o inicio do assunto. O que interessa é a opinião. No fim reconhece-se que muitas vezes está tudo de acordo, com divergências de forma, de pontos de vista.
apesar de só agora começar a postar, blog diariamente há imenso tempo e a sucessão de temas do quotidiano, não permite estar-se amarrado à autoria. "linkar" uma posta e colocar outra sobre o assunto é a forma mágica do blog nacional.
um abraço.

rb disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
rb disse...

Quase ... este nasceu a 29 do 9, é ligeiramente anterior, está no arquivo. Mas é como se fossem irmãos.

As virtualidades do texto hiperligado são de facto, um dos encantos, da blogsfera. O tipo de comunicacão que proporciona também é diferente (para o bem e para o mal).

"andar de blog em blog", não te nda a ver, mas fez-me lembrar esta aqui (já é velha ...): http://odoloeventual.blogspot.com/2006/01/faz-doer-o-abdmen-de-tanto-rir.html
Uma viagem mundial:)))

Interrogo-me é sobre o tipo de direito que temos sobre os conteúdos que colocamos, quer no nosso blog, quer no dos outros? O facto de os publicarmos retira-nos a sua propriedade?

Anónimo disse...

caro amigo e colega folgo em ter conhecimento (apenas agora) desta iniciativa, um futuro promissor nas lides blogisticas

Anónimo disse...

os anónimos do outro blog eram....EU

ainda não tinha assumido a navegação mas aos poucos lá cheguei

um abraço

Anónimo disse...

questão do presente post bastante interessante e pertinente, e que poderá estabelecer ou revelar limites que poderão tirar todo o prazer e liberdade de postar, e de passar e dar a conhecer informação interessante, util ou ludica para terceiros.

rb disse...

Meu Caro Amigo, Ilustre, Digno e Distinto Colelega Paulo Rocha,

Antes de mais obrigado pela vista ecomentários a este humilde espaço, meramente experimental.
Logo vi que devias ser tu a pulular lá pelo Escrita Irregular, pois, ao que parece, foste até o seu "padrinho" ...

Só falta a agora criares o teu! São só dois ou três cliques.

Quanto à questão do copy & paste vou ter de estudar o assunto, que isto não é só mandar postas para o ar, mas tenho de arranjar tempo.

Um AbraÇo