terça-feira, outubro 24, 2006

«Get back to bunker»

Por causa dum comentário a este post do Escrita Irregular, blog cuja vista recomendo vivamente, o Rui Guerra voltou ao tema do post aqui e diz que não percebe a razão daquele meu comentário.
Caro Rui Guerra, até reconheço que o meu comentário extravasa o assunto do teu post, mas não assim tanto. O que quis dizer ABL com "a direita está fechada num bunker"? Certamente, que está manietada, escondida, em silêncio, à espera que o governo se desgaste por mero efeito do tempo.
Ora, o que eu quis acrescentar foi que se isso é assim é muito por causa do estilo de governação de JS e o seu governo, que tem feito muito daquilo que a direita queria fazer mas não fez.
O SNS: não foi o governo anterior que queria introduzir taxas moderadoras de acordo com os rendimentos?
A redução do peso da AP não era uma obcessão de MFL, não foi ela quem criou o quadro dos supra numerários e queria reduzir o número de funcionários públicos drasticamente?
As SCUTs: não foi o Bagão Felix que queria introduzir portagens?
É o PS quem está a tomar estas medidas, que embora considere incontornáveis, são tudo menos de esquerda. Não é assim por acaso que JS recebe rasgados elogios dos empresários e até de alguns quadrantes da direita e os maiores vitupérios da esquerda, que o acusa de neo liberal.
Por isso digo, se o governo atirar para as calendas os projectos faraónicos do TGV e da OTA e se concentrar apenas naquilo que é essencial e urgente, consolidação das contas públicas e modernização e melhoria da eficência dos serviços de estado, vai tirar, de vez, o tapete á oposição de direita.
Mas o facto de eu ter feito o comentário em crise, não quer dizer, meu caro amigo, que tu penses da mesma forma e muito menos que tenhas dito algo nesse sentido. Foi um simples comentário.

Sem comentários: